Quantas vezes você já se pegou olhando para o céu tentando encontrar respostas para suas questões mais íntimas? Muitas vezes associamos certos comportamentos às nossas crenças quando na realidade esses comportamentos são parte de nossa genética longínqua. Esta apresentação explora a busca pela nossa origem e como nossos comportamentos podem estar enraizados em nossa história evolutiva.
A Busca pela Origem
Olhar para o Céu
Ao olhar para o céu em busca de respostas por nossa origem, nem nos damos conta que esse movimento pode estar atrelado ao fato de que há milênios vivíamos em bando tentando pegar alimentos em cima das árvores onde constantemente ficávamos olhando para cima. Isso ocorreu por eras inteiras e nossa genética ainda hoje mantém tal característica.
Olhar para o Oceano
Já tentou olhar para o oceano? Esquecemos de que foi no mar a origem de praticamente todos os corpos que povoaram a terra, pois de acordo com a biologia da evolução, nossa carcaça veio de lá.
Reflexão
Estamos mesmo tentando achar Deus, Et's, Céu, espiritualidade… em algum comportamento nosso? Ou estamos repetindo padrões genéticos de nossas origens? Longe de querer determinar o que é a verdade absoluta, tento trazer apenas uma reflexão para quais pontos estamos olhando em nossa vida, e quais são suas origens?
A Experiência da Ayahuasca
Sensação de Retorno
Talvez esteja aí a explicação do tamanho sentimento que nos invade ao viver uma experiência grande e linda numa cerimônia de Ayahuasca. Sabe aquele momento em que você sente profundamente que já viveu aquilo em outras vidas, ou algo que te invade com a sensação de retorno para a sua verdadeira casa espiritual ao final de cada cerimônia?
Conexão com o Passado
Pois então, é que isso tudo está na sua genética, as medicinas remontam o nosso passado mais distante. Neste passado sentávamos em volta de um fogo. Nesse passado olhávamos para as estrelas. Nesse passado, mergulhados em sua força espiritual, começamos a desvendar os códigos do mundo espiritual, da linguagem, da melodia que faz nascer a música, da dança, do culto, da filosofia através das primeiras indagações que nos surgem em tempos remotos.
Camadas da Ayahuasca
A Ayahuasca possui muitas camadas, e cada camada abre outra camada e assim vai. É como o infinito, às vezes vemos o que não é, e outras vezes não queremos ver o que realmente é. Às vezes ficamos presos e encantados com o mundo das cores que ela nos trás, e nem percebemos que tais cores podem ser apenas distrações.
As Camadas da Vida
Observação
A Ayahuasca e suas camadas são grandes exemplos do que ocorre na nossa vida. Ora olhamos para um caminho com plena certeza de que vamos encontrar algo, mas não damos a mínima importância para analisar a origem daquele olhar e também de entender seus motivos.
Profundidade
Talvez estamos vivendo apenas uma camada dessa força maior chamada vida, mas ela possui várias. Estamos presos muitas vezes em sombras buscando as cores, numa tentativa sufocante de sair da P.E.I.A (momento intenso de ensinamentos que às vezes passamos na força do Uni))e assim vamos vivendo uma luta quase cega.
Compreensão
A vida vai passando e além de não entender a origem das coisas, também passamos batidos nas outras esferas mais profundas da nossa própria existência, por achar que tudo se resume em uma única camada, como quando ficamos focados apenas nas cores da força sem entender que ela vai além daquilo.
Reflexões Finais
Valor da Origem
Uni vem da origem. Entender e sentir essa origem quando estamos diante de um fogo ao som da música sagrada, é de muito valor na nossa vida pois nos permite observar as esferas dessa existência.
Recomeço
Através disso podemos recomeçar quando possível, por saber que assim como as cores roubam nossa atenção, as sombras também, mas elas não são o fim, são o início de um infinito de possibilidades.
Destino vs Origem
Assim também como o céu que pode até ser o nosso destino, mas talvez não tenha sido a nossa origem.
Por Leo Valente ♥️
Comments